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Banca de QUALIFICAÇÃO: NAYANE APARECIDA SOUZA PRADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NAYANE APARECIDA SOUZA PRADO
DATA: 11/07/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Via google meet
TÍTULO:

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Arte; criatividade; imaginação; anos iniciais do ensino fundamental, teoria histórico-cultural.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

Cotidianamente a criatividade é muitas vezes percebida como uma capacidade inata reservada para poucos escolhidos capazes de alcançar grandes feitos. No âmbito educacional, essa noção também se faz presente em discursos e práticas que enfatizam a criatividade como uma habilidade biológica e espontânea. Apesar do reconhecimento da sua importância na escola, frequentemente há uma falta de clareza e consciência entre os profissionais e professores sobre o seu verdadeiro conceito, desprovido de uma base teórica sólida. Esta lacuna ressalta a necessidade de uma abordagem mais sistemática e consciente para cultivar uma postura ou consciência criativa na educação. Nesse contexto, este trabalho visa investigar como as práticas docentes em artes nos anos iniciais do ensino fundamental podem potencializar o desenvolvimento da criatividade e imaginação nos estudantes, fundamentando-se em pesquisas referenciadas no estudo da arte, criatividade e imaginação dentro da teoria histórico-cultural, com destaque para as contribuições de Saccomani (2016) e Vygotsky (2009). Inicialmente, será explorado o conceito de criatividade como um processo psíquico construído historicamente, em contraste com a visão de um dom inato, e a compreensão da arte como um reflexo complexo da vida cotidiana, sendo tanto ponto de partida quanto destino final da atividade humana. A partir da perspectiva histórico-cultural, argumenta-se que a criação de algo novo depende da assimilação das conquistas geradas pelo trabalho ao longo da história, e defende-se que a imaginação, como expressão máxima do desenvolvimento humano, é culturalmente moldada e influenciada pela educação, tornando-se um objeto a ser promovido na escola. Para informar uma didática histórico-cultural em artes, serão analisadas as contribuições de Barbosa (2008) em sua abordagem triangular do ensino da arte à luz das categorias didáticas propostas por Galvão, Lavoura e Martins (2019). Com o intuito de capturar a realidade em sala de aula, serão realizadas entrevistas com dez professores polivalentes regentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola do sul de Minas Gerais. A análise desses dados guiará a elaboração de um guia didático. Espera-se que esta pesquisa contribua para a compreensão do papel da arte na educação e forneça orientações pedagógicas para os professores promoverem a criatividade e imaginação dos alunos


MEMBROS DA BANCA:
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Interno - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Membro)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DPE/FAELCH (Suplente)
Externo à Instituição - AMANDA VALIENGO - UFSJ (Membro)
Notícia cadastrada em: 22/06/2024 20:32
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