Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA DE CARVALHO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA DE CARVALHO PEREIRA
DATA: 18/07/2024
LOCAL: Via google meet

INICIATIVAS DE INDUÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO SUL DE MINAS GERAIS

Indução docente; professor iniciante; formação continuada; formadores escolares, desenvolvimento profissional docente.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A presente pesquisa é resultado da investigação dos desafios educacionais enfrentados e a procura por encontrar maneiras de reinventar o trabalho docente. Nesse contexto, a presença do formador escolar é essencial para oferecer uma formação continuada comprometida com o processo de ensino-aprendizagem ao atuarem em orientação. O formador escolar tem papel fundamental nesse processo, contribuindo para o acolhimento e formação dos professores iniciantes. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como ocorre a inserção profissional dos professores iniciantes por meio da parceria colaborativa entre formadores escolares e professores iniciantes, desenvolvida por meio da pesquisa-formação. Para isso, foram levantadas as demandas formativas dos participantes, identificados os fatores que propiciam a colaboração entre formadores e iniciantes, analisada a influência dessa colaboração na atuação dos experientes e verificado como as práticas de indução contribuem para que os iniciantes enfrentem os desafios da inserção profissional. A pesquisa contou com a participação dos gestores, supervisores e professores, o que permitiu identificar as necessidades formativas do grupo, os desafios enfrentados pelos professores iniciantes e as possibilidades de colaboração entre eles. O referencial teórico se baseou em estudos sobre indução e formação continuada de professores. Os dados foram coletados por meio de encontros formativos, diários de bordo e questionários estruturados, e foram analisados através da Análise de Prosa. Como resultado final espera-se que a promoção de estudos e ações permitam ao formador escolar contribuir para a formação continuada dos professores iniciantes, visando melhorar o processo de indução.

Externo à Instituição - ANA LUCIA MADSEN GOMBOEFF - PUC - SP (Suplente)
Externo à Instituição - NEUSA BANHARA AMBROSETTI - Unitau (Membro)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Suplente)
Interno - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Membro)