Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE LEMOS DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE LEMOS DE CARVALHO
DATA: 18/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Competências para a docência no século XXI: implicações para a prática pedagógica e para os resultados da educação pública mineira


PALAVRAS-CHAVES:

Competências docentes; Competências para o século XXI; Educação básica; Perfil do estudante.


PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

O objetivo desta pesquisa é analisar as competências requisitadas ao profissional docente da educação básica do século XXI para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam às exigências dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio. Importante destacar que não se trata aqui de apresentar um rol de competências para o simples enquadramento do professor, mas de identificar competências didático-pedagógicas do século XXI em cada dimensão da profissionalidade docente necessária ao exercício da profissão. O percurso metodológico adotado obedecerá aos seguintes pressupostos: revisão bibliográfica do conceito de competências, competências do profissional docente para o século XXI e o perfil do estudante da atualidade; questionário no formato online com professores do Ensino Fundamental Anos Finais e Médio da rede pública estadual de Minas Gerais; entrevista semiestruturada com professores; e tratamento dos dados coletados mediante abordagens quantitativa e qualitativa. Como resultado será organizado, enquanto produto educacional, um referencial de competências docentes para o século XXI por dimensões da profissionalidade docente definidas por Pedro (2015), a saber: Dimensão pedagógica, Dimensão profissional, Dimensão tecnológica, Dimensão de Relações Interpessoais e Institucionais, acrescida da Dimensão socioemocional, considerada relevante para a pesquisa. O estudo é uma provocação ao docente cujo exercício profissional está fixado em práticas que não atendem à complexidade desta geração, almejando, ainda, ressignificar a prática pedagógica na direção da aquisição de competências necessárias ao desenvolvimento profissional docente. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - RONEI XIMENES MARTINS (Suplente)
Externo à Instituição - LUCIANE PENTEADO CHAQUIME - IFSP (Suplente)
Externo ao Programa - LETICIA MENDONCA LOPES RIBEIRO - DPE/FAELCH (Membro)
Externo à Instituição - FERNANDA ARAÚJO COUTINHO CAMPOS - - (Membro)
Presidente - BRAIAN GARRITO VELOSO (Membro)
Notícia cadastrada em: 01/07/2024 09:48
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 03/07/2024 10:22