Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINETE APARECIDA JUNQUEIRA GUIMARÃES RIBEIRO

DISCENTE: MARINETE APARECIDA JUNQUEIRA GUIMARÃES RIBEIRO
DATA: 09/08/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO BASEADO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA: O CASO DE UMA REDE MUNICIPAL DO SUL DE MINAS

Gestão Escolar. Projeto Político Pedagógico. Gestão Democrática na escola.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que orienta a gestão escolar em termos de objetivos, estratégias e ações que visam à construção do conhecimento e à formação integral dos alunos. A Gestão Democrática, por sua vez, é um modelo de gestão escolar que envolve a participação de todos os membros da comunidade escolar na tomada de decisões e na construção de políticas educacionais. Essa gestão nas escolas é um princípio fundamental para a promoção da qualidade da educação e do fortalecimento da participação e engajamento de toda a comunidade escolar. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o processo de construção e implementação do PPP em uma rede municipal de ensino de uma cidade do Sul de Minas Gerais, bem como a função e o papel do gestor escolar nesse processo.  O referencial teórico desta pesquisa abrange conceitos relacionados ao PPP, gestão democrática, participação e autonomia escolar a partir dos trabalhos de Ilma Passos Veiga, Celso Vasconcelos, Moacir Gadotti, Heloisa Lück, entre outros. A metodologia da pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada com gestores e professores de sete escolas da rede municipal, cujos gestores permaneceram na gestão das escolas na mudança de administração municipal entre os anos de 2021-2024. As entrevistas têm como objetivo explorar as experiências, percepções e opiniões dos participantes acerca do processo de construção do PPP na rede pesquisada. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para a reflexão sobre a importância da Gestão Democrática na construção do Projeto Político Pedagógico, bem como para o aprimoramento das políticas educacionais voltadas para a formação integral dos alunos. Em decorrência da pesquisa será elaborado como Produto Educacional um “Guia para gestores escolares na elaboração do Projeto Político Pedagógico”, que visa orientar e auxiliar os gestores escolares no processo de elaboração de uma PPP consistente, alinhada com as diretrizes educacionais e que contribui para a melhoria contínua da qualidade do ensino na escola.

Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - MARIA ELIZA NOGUEIRA OLIVEIRA - UNESP (Suplente)
Externo à Instituição - MARCO WANDERCIL DA SILVA - USCS (Membro)