Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO QUEIROZ RIBEIRO

DISCENTE: EDUARDO QUEIROZ RIBEIRO
DATA: 02/08/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS

Avaliações externas; Simave; Formação continuada de professores.

As avaliações externas têm sido norteadoras das políticas públicas brasileiras e a partir de 2007, criou-se um índice que estabelece uma meta a cada dois anos não só para a gestão das escolas públicas, mas também como meta pedagógica com as avaliações censitárias e a consequente intensificação de avaliação por responsabilização. Criou-se um mecanismo de indução do trabalho escolar no sentido de existir uma meta a ser atingida, porém muitas gestões estaduais em outros estados da federação já faziam o papel de gestões escolares com responsabilização por resultados a partir das avaliações estaduais. Houve uma intensificação dessas avaliações e estabeleceram-se como parâmetros educacionais alvos das gestões públicas. Estas responsabilizações são caracterizadas por resultados, extremo controle e alvos difíceis sem considerar o contexto no qual a escola está inserida. Esses instrumentos facilitam o controle da educação pública sob a ótica de uma gestão empresarial. Em consequência disso, a formação continuada pautada nestas avaliações afasta uma formação de caráter crítico-reflexivo comprometida com a transformação e com a finalidade social da educação sem, contudo, considerar as necessidades dos professores na sala de aula. Nesse sentido, o professor precisa de formação contínua que reúna equipamentos necessários, condições psicológicas e sociais para uma educação que transforme as pessoas. O presente trabalho tem por objetivo analisar as repercussões do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) na formação continuada de professores. O referencial teórico da pesquisa fundamenta-se nas produções de Andréia da Cunha Malheiros Santana, Adriana Bauer, Andréia Melanda Chirinéia, Ana Carolina Carvalho e Adriana Varani. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, que terá início com uma pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente a discussão sobre formação continuada de professores e as avaliações externas e a coleta de dados por meio de entrevistas com professores de  escolas da rede estadual de Minas Gerais para levantamento de suas percepções sobre a relação entre formação continuada e as avaliações do Simave. Após a coleta e organização dos dados, a análise se fundamentará na análise de conteúdo delineada por Laurence Bardin, com discussão dos resultados à luz do referencial teórico adotado. Ao término da pesquisa, espera-se compreender se existem implicações do Simave na formação continuada dos professores de escolas estaduais situadas na região do vale do aço em Minas Gerais. Em decorrência dos resultados da pesquisa propõe-se como produto educacional a elaboração de um itinerário prático constituído com alguns passos para uma formação continuada de professores.

Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - FRANCISCO CALOIA HOMBO ALFREDO - PUCCAMP (Membro)
Externo à Instituição - CLÍCIA BÜHRER MARTINS - UEPG (Suplente)