Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO CAMPOS BILLÉ

DISCENTE: DIOGO CAMPOS BILLÉ
DATA: 05/08/2024
LOCAL: Via google meet

Gênero e Avaliação: como meninos e meninas são avalidados?

avaliação escolar; relações de gênero; práticas avaliativas inclusivas.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

Esta dissertação se desenvolve no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional – e tem como objetivo geral identificar como professoras e professores avaliam meninas e meninos, analisando se os critérios utilizados nos processos de avaliação apresentam alguma relação com a questão de gênero. A pesquisa se justifica pela importância de compreender os fatores de gênero que influenciam a prática avaliativa na sala de aula e como esses fatores podem afetar os resultados da avaliação. Além disso, busca contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de avaliação que considerem a diversidade de comportamentos e características dos estudantes, sem perpetuar estereótipos de gênero. O estudo abordará as concepções de avaliação dos docentes que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Lavras, Minas Gerais, analisando os critérios de avaliação utilizados, principalmente aqueles relacionados ao comportamento, e sua relação com a questão de gênero. A pesquisa se caracteriza como um estudo qualitativo de cunho exploratório, sendo realizada uma revisão de literatura a partir de levantamento bibliográfico e, para coleta de dados, serão utilizadas as técnicas de observação do contexto escolar e entrevistas individuais com professores e professoras das turmas pesquisadas. A análise dos dados coletados será feita a partir da análise de conteúdo de Bardin e de Franco. Pretende-se, com os resultados dessa pesquisa, contribuir para a construção de concepções e práticas avaliativas que desconstruam estereótipos de masculinidade e feminilidade no contexto escolar.  Para tanto, como produto educacional desta pesquisa de Mestrado Profissional, será elaborado um almanaque para professores e professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que se propõe a ser um referencial para a prática avaliativa inclusiva em relação a temática de gênero no cotidiano escolar.

Externo à Instituição - RODRIGO FERREIRA RODRIGUES - IFES (Suplente)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Externo à Instituição - RAÍSSA DE OLIVEIRA CHAPPAZ - IFSP (Membro)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)