Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO VASCONCELOS FONSECA

DISCENTE: ADRIANO VASCONCELOS FONSECA
DATA: 09/08/2024
LOCAL: Sala Virtual (Google Meet)

A EMULAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS CONCEPÇÕES À ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM UM MUNICÍPIO DO SUDOESTE MINEIRO

Concepção Docente; Emulação; Agonística; Educação Física Escolar; Organização do Trabalho Pedagógico.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A presente investigação busca averiguar como os docentes de Educação Física (atuantes no Ensino Fundamental I) compreendem a emulação (espírito agonístico) e de que forma eles desenvolvem a organização do seu trabalho pedagógico em relação ao tema. Justifica-se por oferecer contribuições importantes para a Educação Física Escolar, considerando-se as positividades e possibilidades formativas que podem ser adquiridas pelos alunos a partir de um entendimento mais amplo do fenômeno emulativo pelos docentes, o que pode ser obtido a partir do seu aprimoramento pedagógico (Freire, 1989; Carneiro et al., 2017). A pesquisa foi conduzida pela abordagem qualitativa. No primeiro momento construiu-se o referencial teórico da pesquisa, que buscou o entendimento dos pesquisadores sobre o assunto, para em seguida iniciar-se a sua coleta de dados. Ela foi construída através da observação de algumas aulas dos docentes participantes, o que possibilitou a confecção do diário de campo da pesquisa, além da realização de uma entrevista com os docentes participantes, em formato semiestruturado. Encontra-se em construção a análise dos dados e a triangulação das informações, momento no qual está se realizando um balanço entre a visão dos autores consultados, o diário de campo construído através das aulas observadas e as entrevistas realizadas com os docentes, no sentido de ratificar o que a literatura propõe, ou propor outras considerações sobre as questões anunciadas. A pesquisa aconteceu em uma cidade da região do Alto Paranaíba, interior de Minas Gerais. O estudo teve início em fevereiro de 2023 e seu desfecho está previsto para fevereiro de 2025.

Externo à Instituição - MAURÍCIO BRONZATTO - IFSP - PTB (Membro)
Presidente - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS MARTINS BRESSAN - UNEMAT (Suplente)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Suplente)