Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO CORRÊA MUNIZ

DISCENTE: THIAGO CORRÊA MUNIZ
DATA: 14/08/2024
LOCAL: meet.google.com/jnc-gmsg-oxq

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LUGAR: UMA PESQUISA SOBRE PRÁTICAS E RELAÇÕES EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR ACERCA DOS SENTIDOS DE LUGAR

Geografia Humanista. Lugar. Comunidade Escolar. Dilemas. Escola. Ensino de Geografia.

A pesquisa investiga os dilemas no ensino de lugar e não-lugar sob a perspectiva da geografia humanista com alunos do 6º ano. A abordagem humanista, que valoriza a experiência e a subjetividade, apresenta desafios e potencialidades no ensino desses conceitos. O estudo busca analisar como os documentos oficiais e livros didáticos abordam esses conceitos, identificar os dilemas que emergem no planejamento e desenvolvimento da sequência didática, e como esses dilemas se relacionam com a experiência e a subjetividade dos alunos. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, com coleta de dados por meio de observação participante, diários de campo e análise das produções dos alunos. Espera-se que os resultados contribuam para o aprimoramento do ensino de Geografia na perspectiva humanista.

Presidente - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Membro)
Interno - FABIO MARINELI (Membro)
Externo ao Programa - LEONARDO GONCALVES LAGO - DFM/ICET (Membro)
Externo à Instituição - JULIANA MADDALENA TRIFILIO DIAS - UFJF (Membro)