Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTORIA CRISTINA OLIVEIRA CARVALHO

Ética, Educação, Paulo Freire, Formação

SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação

Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da ética voltada a educação sob o olhar freiriano, buscando trazer reflexões que ajudem no contexto de formação de professores. Pensar numa prática de atuação positiva. Com a seguinte questão: como poderia investir no ensino da ética nas escolas para que se possa conseguir uma formação ética aplicada aos alunos em sala de aula? De sorte que é uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, um estudo exploratório, de artigos e trabalhos científicos em bases de dados. Mas, temos que indagar e buscar uma aproximação para sermos guiados por alguns filósofos da educação como Paulo Freire, Aristóteles, Vásquez. Acredita-se que nestas discussões estamos mais próximos de chegarmos a atitudes e ações que ajudem a mitigar as questões. Nesse sentido, contribuir por meio dessa investigação com discussões que evidenciem na busca de uma formação ética para os professores, para se construir uma formação sólida, mais humana - pedagógica, voltada à experiência profissional, ao viver diário, para a realidade do ambiente escolar.

Presidente - VANDERLEI BARBOSA (Membro)
Externo ao Programa - SAYONARA RIBEIRO MARCELINO CRUZ - COPS/DRCA (Membro)
Externo à Instituição - ELLEN MAIRA DE ALCANTARA LAUDARES - FAGAMMON (Suplente)
Externo à Instituição - CRISTINA REZENDE ELIEZER - PUC-MG (Membro)