Banca de QUALIFICAÇÃO: Danielle Weslaine Martimiano

DISCENTE: Danielle Weslaine Martimiano
DATA: 14/08/2024
LOCAL: defesa em formato remoto

Mediação pedagógica para o trabalho com videoanimação em sala de aula

Formação de professores. Leitura.  Mediação Pedagógica. Textos multissemióticos. Videoanimação.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A falta de mediação pedagógica é apontada como um dos fatores responsáveis pelos problemas relacionados às dificuldades de compreensão por parte dos alunos. Em se tratando de textos multissemióticos, essas dificuldades se intensificam em função da primazia ainda atribuída aos textos escritos em sala de aula. Desse modo, as abordagens didáticas que exploram as diferentes semioses constitutivas dos textos que circulam no cotidiano social ainda são incipientes, demandando novas pesquisas sobre a leitura e o seu ensino. Nesse sentido, esta dissertação elege como objeto de pesquisa a mediação pedagógica para a leitura de videoanimação em sala de aula. Assim, a questão que norteia o presente trabalho se pauta no seguinte questionamento: Quais são as contribuições de procedimentos de mediação pedagógica para a leitura de videoanimações? Para responder à questão proposta, propõe-se como objetivo precípuo analisar os resultados de um projeto de intervenção, envolvendo uma experiência de mediação pedagógica com leitura de videoanimação. Com vistas a construir um percurso investigativo inter-relacionado, optou-se por organizar esta dissertação em três artigos. O primeiro artigo, intitulado “Percepções de professores acerca da mediação pedagógica para o trabalho com a leitura em sala de aula”, teve por objetivo realizar um diagnóstico acerca dos saberes docentes sobre a mediação pedagógica e o ensino da leitura em sala de aula. O segundo artigo, denominado “Mediação pedagógica e o ensino da leitura: formando leitores ativos responsivos”, teve por conceituar e caracterizar o procedimento de mediação pedagógica da leitura e demonstrar sua relevância para a formação de leitores. O terceiro artigo, cujo título é “Relato de uma experiência de mediação pedagógica: uma leitura da videoanimação O cão e a Garça”. Os resultados deste relatório de pesquisa apontam para uma abordagem ainda incipiente dos procedimentos de mediação pedagógica em cursos de formação de professores. Nesse sentido, as percepções dos docentes investigados se direcionam para a necessidade de uma discussão mais sistematizada sobre como ensinar a leitura em sala de aula. Além disso, foi possível perceber que as pesquisas acerca da mediação pedagógica sinalizam para a importância de encaminhamentos metodológicos que considerem os diferentes momentos da ação leitora, bem como para a relevância do papel do professor mediador para a formação de leitores críticos e responsivos. Por fim, esta pesquisa permitiu constatar que a experiência de mediação de leitura vivenciada em sala de aula possibilitou a manutenção do interesse dos alunos pela leitura, estimulou uma maior participação, ampliou as referências pessoais, instigou questionamentos, permitiu a sistematização de conhecimentos e a emissão de posicionamentos. Esta dissertação também é constituída por uma sequência didática, voltada para o trabalho com a leitura de videoanimação em sala de aula, com a exploração de estratégias de mediação pedagógica.

Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Suplente)
Externo ao Programa - JACILUZ DIAS FONSECA - DEL/FAELCH (Membro)
Externo à Instituição - ISABELLA BACHA FERREIRA - UNINOVE (Suplente)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)