Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO GUALBERTO DA COSTA

DISCENTE: RODRIGO GUALBERTO DA COSTA
DATA: 15/08/2024
LOCAL: meet.google.com/zdp-czce-wfq

TEMPO INTEGRAL E DEFASAGEM DE LEITURA: ANÁLISE DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PARA A MITIGAÇÃO DA DEFASAGEM DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Escola em Tempo Integral; Defasagem de Aprendizagem; Leitura e letramento; Pesquisa-Ação

Com o retorno às atividades presenciais após o distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, muitos professores têm observado um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Em particular, destaca-se a presença de estudantes do ensino fundamental II e do ensino médio que ainda não dominam as habilidades básicas de leitura. Diante disso, este estudo busca responder à seguinte questão: como a escola em tempo integral pode contribuir para a redução da defasagem de leitura e interpretação de textos dos estudantes do ensino fundamental anos finais?

O objetivo é analisar o impacto de um projeto de intervenção implementado em uma escola de tempo integral na redução da defasagem de leitura e interpretação de textos dos estudantes do ensino fundamental anos finais. A pesquisa, em andamento, adota uma abordagem qualitativa baseada no método de Pesquisa-Ação, com análise dos dados através do Método de Análise de Conteúdo e fundamentada em referenciais teóricos sobre a escola em tempo integral, aquisição de leitura e letramento.

Cabe destacar que, em algumas escolas de tempo parcial, alunos com defasagens de aprendizagem recebem exercícios adaptados em sala de aula e atividades no contraturno, em um espaço específico com recursos pedagógicos e professor capacitado para auxiliá-los.

Já na escola em tempo integral, onde os estudantes permanecem por pelo menos 7 horas diárias, a instituição deve organizar um plano de ação para auxiliar esses alunos a avançar em seus conhecimentos e superar suas dificuldades.

Analisando a implementação em uma escola da rede estadual de Minas Gerais, levanta-se a hipótese de que a escola em tempo integral não esteja oferecendo oportunidades efetivas para a recuperação da aprendizagem de estudantes com defasagem, especialmente em leitura.

Espera-se que este estudo contribua para o debate sobre a escola em tempo integral e a redução da defasagem de aprendizagem, fornecendo subsídios para aprimorar as práticas educacionais e promover um desenvolvimento mais completo e equitativo para todos os estudantes, em particular aqueles que enfrentam maiores desafios.

Externo à Instituição - LUCIANA DA SILVA - ND (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Presidente - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Membro)