O PIBID DE PEDAGOGIA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS: CONTRIBUIÇÕES PARA RESSIGNIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Formação Docente, PIBID Pedagogia, Educação Básica.
O presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência – PIBID de Pedagogia para a ressignificação, organização e planejamento da ação docente no contexto da educação básica. Estudos realizados por André e Gatti (2012) e André (2015) evidenciam a relevância do PIBID como um espaço promotor de aprendizagens e aquisição de conhecimentos profissionais. Corroboram com as ideias de Nóvoa (2014) e Canário (2007) quanto a importância da aprendizagem da docência no contexto profissional e reafirmam a necessária articulação universidade e escola para o aprimoramento da qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem na educação básica.É nesse contexto que se insere essa pesquisa, a qual tem um caráter qualitativo, cujos sujeitos são três professoras supervisoras atuantes no PIBID de Pedagogia de uma universidade federal do Sul de Minas, integrantes do Programa. Visando descobrir, conhecer e produzir reflexões primeiramente acontecerá a revisão de literatura, em seguida para estabelecer o perfil profissional e pessoal das participantes serão utilizados como instrumentos de coletas de dados questionários e entrevista. Prosseguindo com análise documental a partir do diário de bordo das Professoras. Subsidiando o percurso metodológico contaremos com o aporte teórico de Ludke e André (2008).Espera-se que a pesquisa venha contribuir para a ampliação das aprendizagens na docência e para a potencialização das inovações nas práticas pedagógicas, com vistas à ressignificação da ação pedagógica e da profissionalidade docente.