Banca de QUALIFICAÇÃO: EDUARDO LUIZ SILVA DIAS

DISCENTE: EDUARDO LUIZ SILVA DIAS
DATA: 13/08/2024
LOCAL: google meet (on line)

A AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

avaliação da aprendizagem; avaliação formativa; formação de professores; ciências humanas e sociais aplicadas.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

A avaliação da aprendizagem tem sido alvo de críticas levantando questões sobre sua eficácia na constatação do conhecimento adquirido pelos alunos ao longo do tempo. Ao se pensar a avaliação faz-se necessário compreender como os saberes e as crenças dos professores podem ser redirecionados para uma avaliação que valorize o processo de aprendizagem, considerando os erros como oportunidades para intervenção e melhoria do aprendizado dos estudantes. Muitos professores não receberam formação inicial e continuada adequadas sobre como fazer a avaliação da aprendizagem e como usar os seus resultados para ajustar a trajetória da aprendizagem dos alunos, o que é compensado pelas crenças e pelo autodidatismo docente, que podem ter maior influência nas práticas avaliativas do que a formação profissional. Este estudo tem como objetivo analisar as concepções e práticas avaliativas dos professores de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) com a finalidade de propor estratégias que contribuam para a melhoria do processo de avaliação da aprendizagem.  Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e como procedimentos metodológicos foram adotados a pesquisa bibliográfica e a coleta de dados por meio da aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa bibliográfica abordou concepções de avaliação da aprendizagem na perspectiva de Freitas, Gatti, Hoffmann, Luckesi, dentre outros, assim como se desenvolveu uma discussão sobre a reforma do Ensino Médio, consolidada pela Lei Federal nº 13.415/2017, tendo em vista, observar o que foi proposto e os interesses que incidiram sobre esta reforma, as mudanças implementadas, tanto no âmbito nacional quanto no âmbito estadual, e os dilemas relacionados à proposta da reforma do Ensino Médio. O questionário foi aplicado aos professores de CHSA da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana B, que abrange escolas de parte da cidade de Belo Horizonte e outros dez municípios circunvizinhos. Foram obtidas 41 respostas que serão analisadas e, posteriormente, selecionada uma amostra para a realização de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados será desenvolvida a partir da análise de conteúdo de Bardin e Franco. A partir dos resultados da pesquisa será elaborado um produto educacional que auxilie os professores a refletirem sobre concepções e práticas avaliativas na área de CHSA, numa abordagem formativa, que oriente a prática pedagógica e favoreça a aprendizagem dos estudantes.

Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Suplente)
Externo à Instituição - VALÉRIA VORGÍNIA LOPES - IIPE/UNESCO (Suplente)