Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELLE DE OLIVEIRA NEVES

DISCENTE: GISELLE DE OLIVEIRA NEVES
DATA: 15/08/2024
LOCAL: meet.google.com/wzo-cqfb-qio

REFLEXÕES SOBRE A DANÇA NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS

Dança; currículo; ensino médio; políticas públicas.

SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular

A pesquisa aqui apresentada objetiva investigar as concepções e práticas de ensino de dança desenvolvidas pelos professores dos componentes curriculares Artes do movimento e Dança, integrantes dos itinerários formativos do ensino médio da rede estadual de educação de Minas Gerais. Para a realização da pesquisa, propõe-se uma investigação teórica que irá contemplar a reflexão sobre a cultura corporal do movimento, a partir das contribuições de Souza Júnior (2011), Bracht (2011), Neira e Gramorelli (2017); e também aportes teóricos sobre o ensino de dança, a partir dos estudos de Gehres (2020), que propõe contrapontos às perspectivas tradicionais sobre o tema, recorrendo para tanto às produções de Lepeck (2017), Sabisch (2011), Marques (2014) e Larrosa (2018). A partir do referencial mencionado, pretende-se realizar, na primeira parte, uma pesquisa bibliográfica, visando aprofundar-se nas referências teóricas mencionadas; e na segunda parte, a aplicação de questionário e formação de um grupo focal com professores responsáveis pelo desenvolvimento de ambos os componentes na rede pública estadual, amparando-se para tanto nos estudos de Abreu, Baldanza e Gondim (2009), que discutem os aspectos que envolvem a aplicação de grupos focais em ambiente virtual. O objetivo é investigar as concepções desses atores sociais em relação ao ensino de dança nas escolas; o modo como entendem a proposta dos componentes; e também as práticas que têm sido desenvolvidas junto aos estudantes. Em função da ausência de estudos sobre o objeto em questão, considerando que a implementação dos componentes mencionados teve início no ano de 2023, aponta-se para a necessidade de um olhar inicial, que busque extrair, a partir dos dados coletados, informações importantes para pensar a dança no currículo do ensino médio da rede estadual de educação. Como contribuição, considerando que a presente pesquisa possui abordagem exploratória, espera-se que as informações geradas possam servir de inspiração para estudos de aprofundamento por parte de grupos, dentro e fora da universidade.

Presidente - RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)
Externo à Instituição - JOÃO PEDRO GOES LOPES - USP (Membro)