Banca de QUALIFICAÇÃO: DEIVIANE ANGÉLICA DE SOUSA FLOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEIVIANE ANGÉLICA DE SOUSA FLOR
DATA: 16/08/2024
LOCAL: https://meet.google.com/ukt-sgwq-xcn

A RELAÇÃO COM OS SABERES DOCENTES EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA

Formação de professores. Ensino de Matemática. Educação Matemática. Desenvolvimento profissional. Ensino Fundamental I.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente estudo objetiva analisar possíveis (re)significações estabelecidas nas relações que professoras de uma escola municipal estabelecem com os saberes que constituem a profissão docente, mobilizados para se ensinar matemática em um processo de formação compartilhada. Os objetivos específicos são: identificar a relação que as professoras estabelecem com o saber matemático; analisar a relação que as professoras estabelecem com os saberes da docência mobilizados para se ensinar matemática; analisar as (re)significações das relações estabelecidas com os saberes docentes desenvolvidos na atividade de formação compartilhada para se ensinar matemática. Para tanto, elaborou-se a seguinte questão: que relações as professoras dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas municipais estabelecem com os saberes docentes construídos em um processo de formação compartilhada ao desenvolverem práticas de ensino da matemática? A abordagem da pesquisa é qualitativa e de caráter exploratório. A análise dos dados está fundamentada nos núcleos de significação segundo a perspectiva histórico-cultural, em especial na Teoria da Atividade de Leontiev. Em decorrência do objetivo desta pesquisa, o curso de formação compartilhada emergiu como produto educacional e foi realizado no período de abril a junho de 2024 com professoras de uma escola pública municipal do interior de Minas Gerais. Os encontros formativos foram realizados por meio de ações potencialmente formadoras, tendo por base as etapas de organização de uma Atividade Orientadora de Ensino (MOURA, 2010; 2023).

Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Membro)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo à Instituição - CARMEN LUCIA BRANCAGLION PASSOS - UFSCAR (Suplente)
Externo à Instituição - ADAIR MENDES NACARATO - USF (Membro)