Banca de DEFESA: CÁTIA CECÍLIA DOS SANTOS ROMUALDO

DISCENTE: CÁTIA CECÍLIA DOS SANTOS ROMUALDO
DATA: 22/08/2024
LOCAL: Via google meet

O PAPEL DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS

Formação de professores. Supervisão pedagógica; Formação em contexto.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

A pesquisa teve como objetivo investigar como se dá o processo de trabalho dos supervisores pedagógicos da rede municipal de um município de Minas Gerais e como  a direção da escola contribui para que a prática pedagógica seja bem amparada para o sucesso do ensino e aprendizgem. Buscou-se compreender como estão as relações e a troca de experiências entre coordenadores pedagógicos e gestores escolares  e como cada um entende a função do outro. Para que a pesquisa acontecesse desenvolveu-se um percurso metodológico pautado na pesquisa-formação propositalmente, pois a construção coletiva poderia unir mais a equipe diretiva coordenação/direção. Para embasar a pesquisa foram buscados aportes teóricos para sustentação do que seria discutido, ou seja a função do coordenador como formador no contexto escolar, o que significa esse ambiente escolar e o que a formação em contexto e contínua pode trazer de benefícios aos profissionais da escola no que tange ao seu desenvolvimento profissional. Os resultados da pesquisa evidenicam que os encontros formativos permitiram a ressignificação pela equipe de supervisão e direção dos processos pedagígicos empreendidos, reafirmando o necessário trabalho articulado entre a supervisão e a coordenação para o bom andamento das atividades da equipe no contetxo da escola.

Externo à Instituição - ANA LUCIA MADSEN GOMBOEFF - PUC - SP (Membro)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE - USCS (Suplente)