Banca de QUALIFICAÇÃO: WANDERSON SAMUEL MORAES DE SOUZA

LOCAL: Google Meet - sala virtual

FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NA PERSPECTIVA DE EGRESSOS DE UM CURSO A DISTÂNCIA

Pedagogia bilíngue. Convênio INES. Licenciatura. Recém-formados

Esta pesquisa teve como objetivo analisar na perspectiva de egressos o percurso formativo oferecido pelo curso de Pedagogia – (EaD) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), analisando a percepção destes alunos em relação às propostas de curso, aos limites e as potencialidades, identificar nos documentos oficiais do curso o perfil profissional esperado para o egresso; identificando  e analisando  os pontos positivos e negativos atribuídos ao curso. Entendemos ser essencial investigar a formação desses professores na perspectiva deles próprios. No ano 2021, foi sancionada a lei 14.191 que insere a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) modalidade de ensino independente, prevendo ainda professores bilíngues com formação adequada em nível superior. A proposição de uma educação bilíngue para surdos e seus desdobramentos ainda são fenômenos novos no Brasil. Há cerca de duas décadas apenas que essa nova concepção de educação de surdos vem sendo considerada no universo das políticas públicas brasileiras em virtude da pressão dos movimentos sociais e da crescente produção de pesquisas, sobretudo nas áreas da linguística, linguística aplicada e educação. Examinar por meio de pesquisa qualitativa e pelos dados descritivos utilizando análise de questionários com sujeitos da pesquisa, sua expressão como egressos com a relação à trajetória no curso de formação a partir de suas vivências, bem como permitir que manifeste sentimentos, opiniões e percepções a respeito de qualquer desafio percebido. A partir da perspectiva de egressos, que aspectos foram indicados como significativos para o processo de formação profissional no âmbito do curso de Pedagogia (EAD) INES?

Externo à Instituição - RICARDO DE SOUZA JANOARIO - INES (Membro)
Externo à Instituição - LENISE TEIXEIRA DE SOUSA - PUC - RJ (Suplente)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Suplente)
Presidente - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)