PEDAGOGIA LATINO AMERICANA: OS PRESSUPOSTOSANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO NA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
Paulo Freire. Educação. Conhecimento.América Latina.
O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar o que significa educar, adotando uma perspectiva freireana. Baseada nessa perspectiva freireana a questão de pesquisa que originou esse trabalho foi: Como a Pedagogia do Oprimido pode contribuir para a formação humana, nesse contexto autoritário e de recuos de práticas educativas emancipatórias? Com essa questão em mente será realizado um estudo de algumas obras de Paulo Freire, partindo do livro “Pedagogia do Oprimido” e complementando com as obras mais recentes que descrevem o pensamento de Paulo Freire na América Latina. A chamada Pedagogia Latino Americana, está vinculada a teoria freireana e foram considerados os seguintes elementos: a educação como instrumento de libertação política e social; a formação integral do ser humano e a contribuição da escola para promover o desenvolvimento humano e a libertação. A abordagem foi qualitativa e o procedimento metodológico que orienta a pesquisa, foi de estudo bibliográfico permeado com a experiência da educadora-pesquisadora, na forma de pesquisá-la, que faz desse diálogo a práxis freireana. Foram estabelecidas as inferências por meio de interpretações e de novas descobertas, obtendo como resultados, o significado de educar, na atualidade, baseado na teoria freireana e sua conexão com a Pedagogia Latino Americana, contrárias às diferentes formas de opressão e dominação e o anúncio de outras possibilidades de educar para um futuro possível, favorecendo a continuidade histórica e pedagógica.