AVALIAÇÃO DE USABILIDADE DE JOGOS EDUCACIONAIS: PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DE USABILIDADE EHEURÍSTICA
Usabilidade; Jogos Educacionais; Avaliação Heurística.
Usabilidade é um aspecto relevante na análise da interface homem máquina, pois diz respeito ao diálogo estabelecido entre sujeito e artefato e qualidade de uso e interação permitida pelo sistema. Este trabalho busca estabelecer critérios de avaliação de jogos educacionais baseado em uma avaliação heurística pré concebida, a Game User Experience Satisfaction (GUESS), aplicando-o na avaliação de um jogo atualmente em desenvolvimento. Trata-se de uma pesquisa, de caráter aplicado, apresenta abordagem mista (quanti-quali) envolvendo usuários especializados e usuários finais de um jogo educacional para ensino de química. A escolha da abordagem foi realizada a partir de uma revisão sistemática da literatura sobre a usabilidade. Além de uma nova ferramenta de avaliação para jogos educacionais, foi desenvolvida versão PRG digital, em 3D, de jogo educacional para ensino da tabela periódica.