Entre Teoria e Prática na Formação Inicial de Professores: contribuições do Programa Residência Pedagógica
Formação inicial de professores; Estágio Supervisionado; Residência Pedagógica.
O processo de formação inicial de professores é considerado uma tarefa desafiadora por buscar articular teoria e prática e preparar os licenciandos à realidade educacional, uma vez que, ao longo da carreira docente exige-se a reconstrução de novos pensamentos e novos olhares. Assim, a profissionalização abrange duas dimensões: a aquisição de competências e a consciência de socialização em busca da edificação de uma identidade profissional. Partindo deste pressuposto, o presente estudo tem como objetivo acompanhar e analisar os relatos descritivos das atividades de realização do estágio de oito estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, os quais se integraram o Programa Residência Pedagógica, com vista a compreender a repercussão de iniciativas inovadoras na configuração do estágio no processo de formação docente. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa de campo realizado em uma escola da rede pública do município de Lavras. Para tanto, o material empírico compõe-se da análise de relatórios mensais produzidos por oito estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras, os quais integraram o Programa Residência Pedagógica no período de 2018 a 2019 em turmas de alfabetização. E para solidificar este estudo buscamos as fundamentações teóricas dos autores: André (2016), Tardif (2000), Demo (2011), Freire (1996), que discutem sobre o processo de formação de professores, dentre outras. Espera-se que os resultados desta pesquisa possibilitem refletir sobre as ações pedagógicas vivenciadas e seus impactos para o para a formação inicial docente por meio das contribuições de uma nova configuração de Estágio Supervisionado que foi o Programa Residência Pedagógica (PRP).