CONSTRUÇÃO DE TRILHAS INTERPRETATIVAS NA RPPN CANOA-VALE DOS IPÊS (MG): ESPAÇO PEDAGÓGICO PARA ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação ambiental crítica. Interpretação ambiental. Reservas Particulares do Patrimônio Natural.
A Educação Ambiental em espaços não formais vem ganhando força como prática educativa para muitos educadores, principalmente sobre a importância da preservação ambiental. Na perspectiva crítica ela propõe auxiliar uma reflexão dos conflitos socioambientais do cotidiano do indivíduo, associada a uma mudança de habito político e cultural. As Unidades de Conservação são espaços muitos buscados por Escolas e visitantes para atividades educativas e de recreação. Sendo assim, uma das estratégias é a implementação de Trilhas para contribuir com a realização de atividades interdisciplinares, possibilitando ao visitante um aumento no nível de conscientização sobre o patrimônio natural ou cultural. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou construir trilhas interpretativas nos caminhos existentes na RPPN Canoa vale dos Ipês como como proposta de ferramenta pedagógica para o aprendizado interdisciplinar de educação ambiental e no desenvolvimento de uma percepção crítica da realidade ambiental. A metodologia seguiu quatro etapas, sendo: 1º) revisão bibliográfica e definição da metodologia da construção da trilha; 2º) Estudo preliminar com a comunidade envolvida e dos pontos de atratividade da trilha; 3º) análise crítica dos problemas levantados junto ao público alvo 4º) Construção da trilha interpretativa, sendo este planejado pelo método IAPI (Indicadores de Atratividade de Pontos Interpretativos). A interação dialógica com os docentes, discentes e moradores locais permitiram o desenvolver central do planejamento dos pontos interpretativos das trilhas, seguindo as vertentes da educação ambiental e os conflitos que envolvem a unidade de conservação. Resultou na construção de quatro trilhas interpretativas de acesso fácil a moderado, sendo marcados 82 pontos significativos correspondendo à extensão das trilhas (50 em 50m). Na extensão das trilhas foram construídos também três estações de descanso, uma base de apoio como espaço de integração e uma torre de observação de aves. Tudo foi devidamente sinalizado com placas informativas e com elementos lúdicos como os animais confeccionados com pneus. Elaborou-se um mapa ilustrativo da disposição das trilhas, um folheto informativo e um jogo de tabuleiro como material de apoio pedagógico. Por meio dos resultados obtidos espera-se contribuir para a promoção de espaços não formais para o desenvolvimento interdisciplinar de educação ambiental, fornecendo subsidio para a conscientização e formação crítica do indivíduo acerca das questões ambientais.