Clima Escolar e Desempenho Estudantil: percepções de diretoras, diretores e docentes a partir dos questionários contextuais do Saeb
Avaliação em Larga Escala; Saeb; Questionários Contextuais; Análise estatística. Pesquisa quali-quantitativa.
Esta pesquisa busca investigar as questões sobre clima escolar que aparecem nos questionários contextuais do Saeb, mais precisamente aquelas questões sobre indisciplina, bullying e violência, e procurar relações entre elas e o desempenho estudantil. Uma vez que os questionários contextuais coletam informações sobre aspectos da vida cotidiana e escolar das e dos respondentes e, portanto, sobre o clima escolar, e que a manipulação dos dados destes questionários pode ser feita por meio de análises estatísticas, possivelmente utilizando softwares estatísticos, como por exemplo o Statistical Package for the Social Science (SPSS), definiu-se para esta pesquisa três objetivos específicos: verificar estudos existentes que unem o clima escolar aos questionários contextuais do Saeb por meio de uma revisão bibliográfica; observar as nuances entre os questionários contextuais do Saeb aplicados na última década: 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019; quantificar e analisar as questões dos questionários contextuais do Saeb que abordem o clima escolar: indisciplina, bullying e violência. Para tanto, realizar-se-á uma pesquisa de caráter quantitativo, utilizando o software Statistical Package for the Social Science (SPSS), pacote criado pela International Business Machines Corporation (IBM) e utilizado para fazer análises estatísticas. Também foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, utilizando o descritor “questionários contextuais” e selecionando os trabalhos realizados e defendidos após 2005, data de reelaboração do Saeb e criação da Prova Brasil, que abordavam o clima escolar e/ou a utilização de dados do Saeb. Obteve-se 25 pesquisas ao todo nas duas plataformas e foram excluídos 15 textos repetidos e também aqueles que não se enquadravam nos pré-requisitos de seleção. Ao final, foram selecionadas 17 pesquisas defendidas entre os anos de 2015 e 2021, contendo sete teses de doutorado e 10 dissertações de mestrado. Constatou-se que apenas cinco trabalhos realizaram suas pesquisas em nível nacional, ainda assim, sem mesclar os dados do Saeb ao clima escolar. Para além, apenas uma pesquisa discorreu sobre os dados do Saeb e sobre o clima escolar, ao mesmo tempo. No que tange a citação do software estatístico SPSS, verificou-se que 10 pesquisas citaram o uso do software estatístico, mas apenas um deles realizou essa citação também no resumo, além de discorrer sobre ele ao longo do texto. Para as ponderações sobre o conteúdo dos trabalhos, foram elaborados alguns tópicos, dentre eles: regressão linear múltipla e desempenho educacional; desempenho estudantil em Matemática; práticas administrativas e pedagógicas; políticas públicas educacionais; resultados educacionais escolares; reprovação escolar; e autoconceito estudantil. O relatório de qualificação traz, ainda, aspectos a serem aprofundados e análises preliminares que estão em curso.