TRANSFORMAÇÕES NA IDENTIDADE DOCENTE DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL NO PIBID INGLÊS
PIBID.. Narrativas. Identidade docente. LSF. Avaliatividade.
Esta pesquisa tem por objetivo investigar de que forma o dizer se faz construto nos relatos de experiência de alunos licenciandos e quais significados eles (re)construíram durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto – Letras Inglês de uma Universidade Federal do Estado de Minas Gerais – Brasil. Buscando identificar de que forma as atividades desenvolvidas no programa auxiliaram na construção da identidade docente desses participantes, se desenvolveu uma pesquisa qualitativa (Minayo, 2004; Flick, 2009), na qual teve aporte como recurso teórico-metodológico a análise de reflexões finais de portifólios e a construção da identidade. A interpretação dos dados, além de se embasar em conceitos de formação de professores de inglês, também subsidiou-se por princípios da Gramática Sistêmico-Funcional (Halliday, 2004). Os resultados esperados dessa pesquisa propõem refletir como o programa contribuiu para a aprendizagem profissional e pessoal dos bolsistas.