DIANTE DA IMAGEM: FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS PARA OS PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Leitura de imagens. Processo de construção epistemológica. Processo pedagógico. Imagem técnica.
Sabe-se que na pós modernidade somos bombardeados diariamente por imagens, principalmente aquelas produzidas por aparelhos móveis, as tecnicoimagens. Deste modo procuramos nesta pesquisa entender o processo de construção do conhecimento por meio da leitura imagética ancorando-se nos autores Vilém Flusser e Didi Huberman, filósofos conceituados no campo imagético. Objetivamos compreender a construção epistemológica por meio da leitura de imagens técnicas, assim como entender como isso alteração o processo pedagógico a partir da produção dessas imagens. A pesquisa em tela foi dividida em dois artigos, sendo este primeiro mais dedicado a aspectos conceituais epistemológicos que trazem a conceituação de imagem para os autores, assim como os fundamentos epistemológicos das imagens técnicas para o processo pedagógico. A escolha do tema de pesquisa se justifica pela grande presença das imagens técnicas tanto na sociedade quanto nas escolas. E já que não podemos e nem devemos desassociar cultura social e cultura escolar, pretende-se com este artigo levar a conhecimento público a importância do assunto aqui tratado.