A ESTÉTICA GROTESCA NO CINEMA DE HORROR/TERROR E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO OU ALIENANTE
Estética grotesca. Cinema de terror. Ferramenta pedagógica.
Esta pesquisa discorre sobre a estética grotesca do cinema de horror, bem como sua potencialidade de uso pedagógico ou não. A literatura europeia no século XIX ajudou a impulsionar o gênero de horror. Sua incorporação na literatura ficou apagada por muitos séculos, até o Renascimento que suas características se relacionavam com as histórias épicas e trágicas. A partir disso, o gênero foi ganhando cada vez mais espaço até chegar ao cinema. Esse trabalho tem como objetivo analisar a estética grotesca do cinema de horror, verificar se o cinema possui potencial pedagógico ou alienante e apresentar os filmes de horror como uma ferramenta pedagógica. O trabalho justifica-se pela necessidade da educação cada vez mais ampliar suas formas de ensinar, usando diferentes ferramentas e métodos, tornando o aprendizado mais próximo do aluno. Utilizamos de uma vasta pesquisa para amparar a pesquisa, dentre as principais estão: OLIVEIRA (2018); CARROLL (1990); KAYSER (1986); FRANÇA (2011); MELO (2017). O terror alcança seu intuito quando causa sustos, podemos afirmar que há um certo prazer advindo dessas sensações de perigos simulados. Há diversas explicações e teorias da atração pelos filmes de horror, uma delas discorre que somos atraídos pelo diferente e repugnante. O cinema faz parte da formação cultural do indivíduo, mesmo que possa ser um mecanismo influente de alienação e controle. Podemos afirmar que o cinema pode ser usado como um instrumento poderoso, a qual ao mesmo tempo que tem o potencial de ensinar, ele pode alienar. Cabe ao docente levar discussões com olhar crítico afim de mediar essas produções, que podem ser pertinentes para refletir sobre muitos assuntos.