LER E CONTAR HISTÓRIAS: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE LEITURA E CONTAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL
Leitura literária; Contação de histórias; Estratégias de leitura. Letramento literário.
Este trabalho compreende que o ato de ler e contar histórias pode ser considerado uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças, visto que estimula a linguagem, permite a interação entre a criança a cultura escrita, amplia a expressividade, a imaginação e a criatividade, além de acionar habilidades cognitivas e afetivas. Diante disso, assume-se como objetivo refletir sobre as práticas de incentivo à formação literária na educação infantil, a partir das atividades de leitura literária e de contação de histórias para crianças de 2 e 3 anos.Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, que permitirá a compreensão das informações com caráter descritivo de situações de contação de histórias e de leitura literária para crianças na educação infantil de 2 a 3 anos em uma escola de ensino privado, de uma cidade do Campo das Vertentes, Minas Gerais. Os estudos estão embasados em Martins (1982), sobre o conceito de leitura; nos estudos de Solé (1998) sobre estratégias de leitura, de Cosson (2006) sobre letramento literário.Ao observar e analisar de perto as dinâmicas de leitura e contação de histórias nesse ambiente educacional, busca-se não apenas compreender o impacto dessas atividades no desenvolvimento infantil, mas também identificar estratégias eficazes para incentivar o engajamento e a formação literária desde tenra idade. O estudo visa a contribuir para uma abordagem mais aprimorada e eficaz no que diz respeito à promoção da literatura na educação infantil, em um contexto específico e culturalmente relevante.