Banca de QUALIFICAÇÃO: GLENDA APARECIDA MARTINS

DISCENTE: GLENDA APARECIDA MARTINS
DATA: 07/08/2024
LOCAL: meet.google.com/ibq-chxt-viu

A PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO BÁSICO EM MINAS GERAIS: O Projeto Somar e suas implicações.

Relação público-privada. Privatização da educação. Mercantilização da educação. Neoliberalismo. Projeto Somar.

SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais

O presente estudo de abordagem qualitativa tem como objetivo principal analisar o contexto e instalação e os efeitos de um projeto que prevê a gestão compartilhada do Ensino Médio por meio de parcerias com Organizações Sociais Privadas (OSPs) na rede estadual de educação em Minas Gerais no governo Romeu Zema (2019- atualidade), o Projeto Somar. O quadro teórico escolhido é a filosofia da diferença, principalmente a partir de Foucault, Laval e Dardot, sem, no entanto, abrir mão de análises estruturalistas marxistas como os estudos de Luis Carlos de Freitas. Em relação aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma revisão de literatura com intuito de aprofundar o referencial teórico embasado na análise de discurso foucaultiana. Almeja-se realizar uma pesquisa documental examinando os editais do Programa e o Plano de Governo do Partido Novo (2018), bem como coleta de dados com realização de entrevista com professores e aplicação de questionário aos estudantes. Desse modo, essa proposta de pesquisa visa contribuir com questões importantes, como dialogar com o contexto político atual em que predomina a lógica neoliberal e as transformações propostas por ele na educação básica, verificando se o Projeto Somar, de fato, trará mudanças significativas ou se confirmará a tendência que se apresenta de interessar aos apenas atores e organizações protagonistas na privatização da educação. Em decorrência da pesquisa apresenta-se como Produto Educacional o Podcast Além da superfície: reflexões sobre o Projeto Somar.

Presidente - RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Suplente)
Externo à Instituição - CLAYTON CESAR DE OLIVEIRA BORGES - USP (Membro)