Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELO PEREIRA NASCIMENTO

DISCENTE: MARCELO PEREIRA NASCIMENTO
DATA: 07/08/2024

OS GÊNEROS DIGITAIS NA PERSPECTIVA TEÓRICA DA BNCC E SUAS EFETIVAS ABORDAGENS PRÁTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Gêneros Digitais; Livro Didático; Língua Portuguesa; Base Nacional Comum Curricular.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

A introdução das tecnologias digitais na sociedade contemporânea tem provocado mudanças significativas no modo como nos comunicamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Essas transformações também afetam a educação, exigindo uma adaptação das práticas pedagógicas para atender às demandas da era digital. Dentre as implicações, tem-se aquelas relacionadas aos assim chamados gêneros digitais. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância do uso das tecnologias digitais e do ensino de Língua Portuguesa como elemento fundamental para a formação cidadã dos estudantes. No entanto, a abordagem dos gêneros digitais nos livros didáticos ainda apresenta desafios e lacunas. Dito isso, o objetivo geral da pesquisa é analisar como os gêneros digitais são abordados nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental anos finais, especificamente no 7º ano, publicados entre 2019 e 2023, em relação às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O locus da pesquisa são escolas dos anos finais de um município do interior do Sul de Minas Gerais, enfatizando análises relacionadas aos livros didáticos e coleta de dados junto a docentes que atuam nas instituições. O estudo parte das abordagens qualitativa e quantitativa. Como procedimentos metodológicos, tem-se revisão bibliográfica, análise documental e questionário virtual. Como resultados, espera-se, dentre outras coisas, elaborar uma sequência didática para trabalhar os gêneros digitais nos anos finais do ensino fundamental.

Externo à Instituição - CAMILA DIAS DE OLIVEIRA SESTITO - UTFPR (Suplente)
Externo à Instituição - LUCIANE PENTEADO CHAQUIME - IFSP (Membro)
Interno - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS (Membro)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)