Banca de QUALIFICAÇÃO: KEZIA PAULA FERREIRA CHAVES SILVEIRA

DISCENTE: KEZIA PAULA FERREIRA CHAVES SILVEIRA
DATA: 29/07/2024
LOCAL: Google Meet - sala virtual

FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO EM UM ACAMPAMENTO  DO MST NO ESTADO DE  MINAS GERAIS.

Educação do Campo, formação docente, políticas públicas, docência.

A pesquisa sobre a Educação do Campo é crucial para compreender e atender às necessidades educacionais específicas das comunidades rurais no Brasil. Este estudo reconhece que a educação é um direito universal que deve ser adaptado às particularidades de cada grupo social e cultural, conforme destacado por Brasil (1988) e Arroyo (2007). A Educação do Campo surge como uma resposta histórica às demandas educacionais das áreas rurais, historicamente negligenciadas desde o período colonial e mesmo após a independência, como afirmado por Santos e Miranda (2017). O cerne deste estudo está na análise da formação  dos professores que trabalham na Educação do Campo, com foco particular no acampamento do MST na região metropolitana de Belo Horizonte. Qual seria a abordagem mais adequada para preparar esses professores? O objetivo principal é investigar a realidade da Educação do Campo, explorando os desafios enfrentados pelos profissionais nesse contexto específico. A pesquisa visa analisar as políticas educacionais vigentes, as práticas de formação docente específicas para o campo e compreender como essas políticas são implementadas na escola do acampamento investigado. Além disso, busca-se desenvolver uma proposta de formação continuada que atenda às necessidades identificadas. A metodologia adotada inclui pesquisa qualitativa e documental, além de uma análise bibliográfica detalhada sobre a Educação do Campo. Pretende-se contribuir para o aprimoramento das políticas educacionais destinadas às comunidades rurais, propondo uma formação continuada alinhada com as necessidades específicas desses profissionais e estudantes.

Externo à Instituição - RENATO SALDANHA BASTOS - IFSM (Suplente)
Interno - LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA - CEFET/MG (Suplente)
Presidente - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Externo à Instituição - EVERTON FERNANDO PIMENTA - CEFET/MG (Membro)