Banca de QUALIFICAÇÃO: LORRAINY VIEIRA JARDIM BASTOS

DISCENTE: LORRAINY VIEIRA JARDIM BASTOS
DATA: 13/08/2024
LOCAL: https://meet.google.com/hkf-nyqd-pfa

Ensino por projeto interdisciplinar: dilemas que permeiam a prática

Formação de Professores. Prática docente. Projeto Interdisciplinar

A proposta de trabalho interdisciplinar é objeto que permeia os documentos oficiais que orientam a educação básica no Brasil. Para a formação dos professores as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN’s de 2024 apresentam propostas para o firmamento da interdisciplinaridade. O estudo de propostas metodológicas com abordagem interdisciplinar se justificaria como resposta à fragmentação disciplinar do conhecimento, um novo paradigma frente ao currículo proposto. Todavia, para que se fuja do fazer despropositado, a reflexão, o embasamento, conhecimento do método é fundamental na prática docente. Mediante a essas orientações e pela motivação pessoal no cenário profissional, na procura por desenvolver trabalhos com perspectiva interdisciplinar, elaborou-se a seguinte questão: Quais os dilemas que surgem ao propor e desenvolver uma atividade de ensino por projeto interdisciplinar? Quais as implicações dessas possíveis situações na prática docente? A partir de tais questionamentos, esta pesquisa tem como objetivo analisar os dilemas e as contribuições do ensino por meio da metodologia de projetos interdisciplinares, na prática docente, da educação básica. Para tanto se pretende discutir a interdisciplinaridade na educação; apresentar uma possibilidade de ensino por projeto interdisciplinar; desenvolver uma atividade com alunos da Educação Básica; registrar os dilemas durante o desenvolvimento do projeto, analisar os dilemas que emergirem a partir da atividade proposta. Este trabalho se apoia na perspectiva interdisciplinar de Fazenda (2002, 2003, 2011) e no percurso de projeto proposto por Fourez (1993). A pesquisa é qualitativa com abordagem descritivo-exploratória, com estudo dos pressupostos teóricos e pesquisa de campo. O diário de campo foi escolhido como instrumento de coleta de dados e a análise baseada na autorreflexão, ambos fundamentados no trabalho realizado por Zabalza (1994). Pretende-se com os resultados desta investigação obter um panorama das circunstâncias que emergem no desenvolvimento de um projeto interdisciplinar nas escolas de educação básica e, assim, contribuir com a elaboração de trabalhos que promovam a discussão, desenvolvimento e a prática de temas relacionados ao ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade na educação, formação de professores, e à prática docente.

Externo à Instituição - REGINA CÉLIA FRIGÉRIO - UFF (Membro)
Externo ao Programa - LEONARDO GONCALVES LAGO - DFM/ICET (Suplente)
Interno - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Membro)
Presidente - FABIO MARINELI (Membro)