AÇÕES AFIRMATIVAS, COTAS E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM LEVANTAMENTO DAS CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO INGRESSANTES POR MEIO DO GRUPO 1 DE COTAS E UMA PROPOSTA DE MONITORAMENTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE MINAS
ensino superior, cotas, assistência estudantil, permanência.
Neste artigo, busco apresentar uma discussão a partir de um breve percurso histórico das políticas de ações afirmativas e cotas no ensino superior, refletindo sobre experiências internacionais que antecederam a política de cotas brasileira. A seguir, discorro sobre a política de cotas no ensino superior brasileiro, sua função social, importância e impactos, bem como as dificuldades para a sua implementação no contexto brasileiro. Na sequência, apresento breves considerações teóricas que embasaram a construção deste trabalho: o racismo, e conceitos como o colonialismo e o eurocentrismo racial são apresentados como elementos cruciais para a abordagem do tema das cotas raciais na universidade, assim como o mito da meritocracia e da democracia racial no Brasil. Por fim, apresento dados secundários obtidos junto aos registros da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, que demonstram a inserção de estudantes deste grupo de cotas na assistência estudantil.