PERSPECTIVAS SOBRE SUSTENTABILIDADE: ENSAIO SOBRE BEM VIVER, VISÃO SISTÊMICA E EDUCAÇÃO
Alternativas ao desenvolvimento. Sustentabilidade. Bem Viver. Visão sistêmica. Educação Ambiental Crítica.
A iminência de uma crise socioambiental de caráter global torna necessário questionar o desenvolvimento como paradigma de crescimento e buscar alternativas ele. A partir dessas alternativas, propomos integrar diferentes ideias e visões de mundo em uma
perspectiva de Educação que seja interdisciplinar, crítica, abrangente e emancipadora.
Argumentamos, com base em revisão bibliográfica, que a adoção de diferentes visões de mundo que convergem para uma reinterpretação do desenvolvimento sustentável e do ambiente, como elementos centrais da Educação formal e não formal, pode levar à transformação necessária e urgente demandada por uma parcela cada vez mais significativa da sociedade. Propomos a integração de ideias a partir do Bem Viver, baseado na cosmovisão de povos andinos, e da visão sistêmica de mundo, que considera o planeta como um organismo vivo, em uma perspectiva de Educação Ambiental ampla, democrática e transformadora.
Argumentamos que a própria Educação Ambiental pode se enriquecer com essa integração, ao dialogar com visões de mundo que têm como base a compreensão do ambiente como um todo e a transformação social como objetivo, contribuindo para o estabelecimento de alternativas ao desenvolvimento e para uma reinterpretação do ambiente e das ações humanas sobre ele.