Ações afirmativas, cotas e assistência estudantil: um estudo sobre as condições de permanência das/os estudantes de graduação ingressantes por meio do grupo das cotas raciais na Universidade Federal de Lavras.
ensino superior, cotas, assistência estudantil, permanência.
Este trabalho se propõe a discutir sobre os caminhos para a permanência estudantil para as/os ingressantes nos cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras por meio de grupos de cotas raciais. As ações afirmativas, aqui representadas pela política de cotas, constituem um importante e inquestionável meio para possibilitar o acesso de jovens negros/as à formação universitária, embora a permanência no ensino superior siga sendo um tema a ser debatido e aprimorado. Assim, esta pesquisa tem por finalidade analisar e compreender as dificuldades vivenciadas por esse grupo de estudantes, especificamente os/as ingressantes pelo Grupo I de Cotas PPI do SISU na Instituição, bem como a percepção da comunidade acadêmica quanto à questão. Visa, ainda, a investigar como a prestação de assistência estudantil tem atuado na instituição e que ações ainda se fazem necessárias para se garantir boas condições de permanência e formação acadêmica para essas/es jovens.