PERCURSO INTERATIVO PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL
Agricultura Familiar; Currículo; PNAE; Segurança Alimentar e Nutricional; Escola do Campo
Este trabalho teve como objetivo promover a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para a valorização da alimentação escolar por meio de atividades interdisciplinares e transversais, com base nas disciplinas (geografia, história e ciências) que compõem o eixo temático “Terra Vida e Trabalho”, em uma Escola do Campo. Visou a construção de um Projeto Técnico de Extensão Universitária para a execução junto às educadoras, estudantes e famílias da Escola Municipal José de Anchieta POLO, em sua extensão “Sala Matão”, localizada em um assentamento rural na cidade de Bandeirantes-MS. A metodologia adotada foi participativa e qualitativa. Foi realizado um diagnóstico, por meio de entrevistas com base em questionários semiestruturados. O produto técnico foi o planejamento e execução do percurso interativo, de forma contextualizada com a realidade local, a alimentação escolar e a agricultura familiar da região. Sua construção ponderou os dados do diagnóstico, os componentes curriculares, seus conteúdos e os princípios da EAN. A consolidação se deu com a execução das seguintes ações: reflexão sobre o ato de comer bem, aulas de campo em propriedades de agricultores familiares, elaboração de receita, palestra com a nutricionista, atividades de leitura, escrita e produção, e interação com a família na feira verdinha. As atividades pedagógicas promoveram a valorização da alimentação escolar vinda da agricultura familiar, apresentou a origem dos alimentos, a importância da valorização dos produtos locais, a produção sustentável e o consumo de alimentos diversificados e regionais. As ações planejadas e executadas com a interação dos participantes condizem com as premissas da EAN, permitiram reflexões dos participantes sobre escolhas alimentares saudáveis, com dimensões socioculturais, biológicas e ambientais. Os resultados indicaram um impacto positivo na visão dos participantes, sendo sugestivo a continuidade nesta extensão escolar e possibilidades da implantação da metodologia do percurso na unidade POLO da escola.