Horta Escolar Agroecológica e processos educativos interdisciplinares
no Ensino Médio
Horta Escolar Agroecológica; Ensino Médio; Educação Ambiental;
Interdisciplinaridade; Meio Ambiente; Crise Climática.
Investigaremos a Horta Escolar Agroecológica como processo pedagógico interdisciplinar, correlacionando a Educação Ambiental crítica com o currículo do Ensino Médio (NEM), a partir de estudos sobre currículo, interdisciplinaridade e temas transversais. A metodologia de pesquisa é qualitativa, com o uso da revisão bibliográfica sistemática, análise documental e observações/entrevistas. Por meio deste estudo pretendemos mapear, analisar e sistematizar conexões entre atividades práticas da horta e desenvolvimento do projeto político-pedagógico de escolas de Ensino Médio, possibilitando a divulgação dessas experiências na produção de projetos e materiais didáticos. Temos como referência experiências que demonstram que a horta configura-se como um laboratório vivo, dinâmico e sensorial, capaz de superar a fragmentação disciplinar, contextualizar o aprendizado e engajar estudantes em questões socioambientais urgentes, como as mudanças climáticas e a segurança alimentar. A horta agroecológica pode ser nos espaços escolares uma estratégia potente para materializar os princípios da educação emancipatória e da EA crítica, promovendo uma formação integral e transformadora, auxiliando as e os docentes na implementação de práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares.