UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A TEORIA DOS CONJUNTOS E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA
Ensino de Matemática. Movimento da Matemática Moderna. Teoria dos Conjuntos.
Esta dissertação consiste em uma revisão de literatura sobre o papel da Teoria dos Conjuntos nas propostas do Movimento da Matemática Moderna, que teve auge nas décadas de 1960 e 1970. Foi realizado um estudo sobre as evoluções da Matemática que serviram como inspiração para o Movimento da Matemática Moderna. Buscou-se entender os objetivos e motivações desse movimento, bem como sua difusão no Brasil. Relatou-se o declínio do Movimento da Matemática Moderna, ocorrido em meados da década de 1970, bem como o legado dessa iniciativa para o ensino da Matemática. Com base em livros didáticos e outras fontes, foi possível entender que, nas propostas do Movimento da Matemática Moderna, a Teoria dos Conjuntos representava uma forma de promover um tratamento uniforme e rigoroso para a Matemática estudada na Educação Básica. Além disso, apresentou-se principais conceitos e resultados de tópicos da Teoria dos Conjuntos que passaram a ser tratados na Educação Básica por influência do Movimento da Matemática Moderna.