O uso da impressão 3D como ferramenta pedagógica no ensino de Matemática da Educação Básica
Impressão 3D. Tecnologia educacional. Matemática. Educação básica.
O objetivo desta dissertação é investigar o uso de impressão 3D como uma ferramenta pedagógica inovadora para ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica. A pesquisa começa com um resumo histórico da impressão 3D que descreve a evolução da tecnologia, incluindo marcos e inovações ao longo do tempo. Depois dessa breve introdução, os princípios e o funcionamento da impressão 3D são apresentados, o que fornece uma compreensão mais profunda do processo de produção e das possíveis aplicações da tecnologia. A dissertação continua a contextualizar a impressão 3D dentro do sistema educacional brasileiro, onde a Base Nacional Comum Curricular descreve áreas de conhecimento, habilidades e competências que devem ser adquiridas nas escolas do Brasil. O trabalho propõe várias vertentes de assegurar a impressão 3D em sala de aula, desde a criação dos próprios jogos educativos até os planos de aula concebidos recentemente, que fornecem uma abordagem mais tangível e visualmente estimulante dos conceitos matemáticos. O trabalho sugere a adoção da impressão 3D para preparar planos detalhados envolvendo os temas apresentados, como teorema de Pitágoras, volume de pirâmides, função afim e outros. Além disso, o trabalho fornece as reflexões sobre os desafios e limitações da implementação da impressão 3D em sala de aula e fornece possíveis soluções e sugestões para garantir um aprendizado mais eficaz . O apêndice apresenta um guia para a impressão 3D na sala de aula, destinado a ajudar os professores a realizar impressões 3D pela primeira vez. Por fim, a dissertação destaca a importância da integração da tecnologia de impressão 3D no ensino da matemática, ressaltando seu papel na promoção da criatividade, do pensamento crítico e na construção de uma educação mais engajadora e inclusiva para os alunos da educação básica.