ESTUDO DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS ATRAVÉS DE APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Afetividade , ensino/aprendizagem, Matemática, aluno(a), professor(a).
O presente trabalho faz um estudo sobre a afetividade no processo de ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental – Anos Finais, procura conhecer suas prováveis influências e apresentar possíveis soluções práticas que ajudem alunos(as) e professores(as) a superar essa dificuldade. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e de caráter exploratório. Realizou-se um estudo de campo, no qual foi aplicada uma sequência didática que aborda inicialmente as crenças já existente dos(as) alunos(as), assim como suas emoções e atitudes ao desenvolver as atividades matemáticas solicitadas e por fim uma roda de conversa para verificar os pontos de mais atenção citados pelos(as) alunos(as) sobre suas percepções, listando possíveis soluções práticas para uso de aluno(as) e/ou professores(as). A pesquisa foi desenvolvida nas turmas do sexto ao nono ano, de uma escola cristã da rede privada na cidade de Divinópolis – MG, nas quais a pesquisadora leciona.Durante o decorrer das atividades foi possível notar que nem todas as dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem da Matemática são de cunho cognitivo. Existem muitas influências afetivas e emocionais, como a não identificação com o(a) professor(a), crenças anteriores limitantes em relação à Matemática ou ansiedade do aluno perante os temas estudados nos momentos ou anteriormente.