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Banca de DEFESA: KARINA DE FATIMA MESQUITA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINA DE FATIMA MESQUITA SILVA
DATA: 30/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: vídeo conferência
TÍTULO:

UM RPG ELETRÔNICO COMO RECURSO PARA O ENSINO DE NÚMEROS REAIS NO 9ª ANO D ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA


PALAVRAS-CHAVES:

números reais; História da Matemática; RPG eletrônico; sequência didática;
Ensino Fundamental.



PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Esta dissertação apresenta uma investigação sobre o ensino dos números reais no 9º ano do
Ensino Fundamental a partir da integração entre a História da Matemática e o uso de um jogo
eletrônico de RPG desenvolvido especificamente para fins pedagógicos. O estudo parte do reconhecimento de que os números reais ainda representam um dos maiores desafios no processo
de aprendizagem dos estudantes, especialmente quando introduzidos de forma exclusivamente
formal. O objetivo central foi analisar as contribuições que a relação entre narrativa histórica
e jogos digitais interativos pode oferecer à compreensão conceitual dos números reais, em particular no que se refere à distinção entre racionais e irracionais. Para atingir esse propósito,
foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, envolvendo a elaboração de uma sequência
didática baseada no jogo intitulado textitO Guardião da História da Matemática: O Legado dos
Números. O jogo foi desenvolvido na plataforma RPG Maker e estruturado em quatro mundos narrativos que representam os principais conjuntos numéricos, contextualizando a evolução
histórica e propondo desafios matemáticos associados ao enredo. A aplicação da sequência
ocorreu em uma escola pública do sul de Minas Gerais, com coleta de dados por meio de
questionários, observações e produções dos estudantes. A análise considerou categorias como
compreensão conceitual, percepção da História da Matemática e avaliação do jogo como recurso pedagógico. Os resultados revelaram avanços na capacidade dos estudantes de classificar
e distinguir diferentes tipos de números, superar equívocos conceituais recorrentes e relacionar
os números reais a situações concretas. Observou-se também maior engajamento e motivação
durante as atividades, favorecidos pela narrativa lúdica e pela interatividade do ambiente digital. Além disso, os estudantes reconheceram a História da Matemática como um elemento
importante para entender a origem e a função dos conceitos numéricos, atribuindo mais sentido
ao estudo do conteúdo. Ao mesmo tempo, a proposta se mostrou adaptável a outros conteúdos,
constituindo uma alternativa viável e inovadora para o ensino da Matemática.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - ADRIANA XAVIER FREITAS (Suplente)
Externo à Instituição - EMANUELLE ARANTES PAIXÃO - LNCC (Suplente)
Presidente - GRAZIANE SALES TEODORO (Membro)
Interno - HELVECIO GEOVANI FARGNOLI FILHO (Membro)
Externo à Instituição - LÍVIA DE OLIVEIRA VASCONCELOS - UFSCAR (Membro)
Notícia cadastrada em: 15/09/2025 10:05
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