Banca de DEFESA: JULIA ORNELLAS COSTA

DISCENTE: JULIA ORNELLAS COSTA
DATA: 31/05/2024
LOCAL: DME

AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS EDUCATIVAS CONTRA LEISHMANIOSES EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS

flebotomíneos; educação em saúde; doença negligenciada.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Leishmanioses são doenças zoonóticas desencadeadas pela infecção por protozoários do gênero Leishmania. Estes parasitos são transmitidos por fêmeas do inseto flebotomíneo, popularmente conhecido como mosquito-palha. Dentre as medidas de controle das doenças, preconizadas pelo Ministério da Saúde do Brasil, as ações de educação em saúde apresentam eficácia significativa por permitirem que a população atue na prevenção da doença. Diante o exposto, o presente estudo objetivou avaliar a implementação de atividades educacionais em leishmanioses entre escolares matriculados no Ensino Fundamental II do município de Ingaí, Minas Gerais. Foi aplicado um questionário inicial, contendo 20 questões, para avaliar o conhecimento prévio dos participantes sobre leishmanioses. Em seguida, foram ministradas oito oficinas pedagógicas dinâmicas sobre as doenças, utilizando materiais didáticos como jogos, armadilhas para flebotomíneo, lupas eletrônicas e microscópios. Em um intervalo de dois meses após a finalização das oficinas, o questionário foi reaplicado com o intuito de avaliar o conhecimento adquirido após as oficinas. Na avaliação de desempenho nos questionários, se o participante obteve entre 0 e 2 acertos, o desempenho foi caracterizado como insuficiente; se o participante obteve entre 3 e 4 acertos, o desempenho foi caracterizado como regular; e se o participante obteve entre 5 e 6 acertos, o desempenho foi considerado satisfatório. A pesquisa contou com a participação de 119 escolares. Todos os participantes apresentaram desempenho insuficiente no questionário inicial. Ao serem questionados acerca da existência de conhecimento prévio em leishmanioses, foram obtidas 117 (98%) respostas negativas. A ausência de familiaridade sobre o tema indica desafios na popularização das doenças, até mesmo em um município com casos notificados. Na realização do questionário final, 33% (39) dos participantes apresentaram desempenho insuficiente, 40% (47) regular e 27% (33) satisfatório. A quantidade de desempenhos insuficientes sofreu uma queda de 67,22%, o que sugere que as oficinas realizadas contribuíram com o melhor desempenho na atividade. Além disso, quando questionados acerca da percepção das atividades realizadas 94,95% (113) dos participantes aprovaram o jogo utilizado e 115 (96,63%) consideraram que a armadilha de flebotomíneos auxiliou no entendimento sobre o vetor. Além disso, quando os participantes foram questionados acerca do aproveitamento geral das oficinas, foram obtidas 110 (92,22%) perspectivas positivas. Os resultados obtidos indicam que a implementação das atividades educacionais em leishmanioses foi bem-sucedida, visto que houve uma melhora significativa do conhecimento dos participantes e  aprovação das atividades realizadas.

Interno - CAMILA SOUZA DE OLIVEIRA GUIMARAES (Membro)
Externo ao Programa - JOSEANE CAMILLA DE CASTRO - DME/FCS (Membro)
Presidente - JOZIANA MUNIZ DE PAIVA BARCANTE (Membro)
Externo ao Programa - LUIZ DANIEL DE BARROS - DMV/FZMV (Suplente)