EFEITOS DOS DERIVADOS DE CANNABIS EM PORTADORES DE DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ENSAIOS CLÍNICOS RANDOMIZADOS E ESTUDOS OBSERVACIONAIS.
Receptores Canabinoides, Doenças Degenerativas do Sistema Nervoso, Revisão de Múltiplos Tratamentos, Panorama de Ensaios Clínicos
Doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla e lateral amiotrófica carecem de tratamentos eficazes, motivando a investigação de terapias complementares. Atualmente, derivados de Cannabis sativa têm demonstrado potencial neuroprotetor e na sintomatologia. Trata-se de revisão sistemática, registrada na plataforma International Prospective Register of Systematic Reviews (PROSPERO), cujo objetivo é de se identificar se há evidências do impacto dos derivados de Cannabis sativa como terapia complementar, na melhoria da qualidade de vida dos portadores destas afecções. Empregou-se a estratégia de busca PICOS e foram incluídos estudos das bases de dados Cochrane, Pubmed, Scopus, Web of Science, Science Direct e Google Acadêmico. Foram incluídos os ensaios clínicos randomizados abertos, simples, duplo e triplo-cegos, controlados por placebo ou não, em fase I - IV, de curta e longa duração, que avaliaram a eficácia dos derivados de canabinoides em portadores destas condições, com análise por intenção ou protocolo (apenas participantes que completaram o tratamento). Também foram abarcados os estudos observacionais, sem limitação de período, em todas as idades e apenas na língua inglesa. A qualidade metodológica ainda será avaliada, posteriormente, por ferramentas de vieses e, se houver homogeneidade entre os estudos, será aplicada uma meta-análise no software R. Como dados parciais, foi encontrado um total de 41.739 registros e após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 300 artigos. Deste, foram excluídos 26, devido à duplicidade e 124, devido a outros motivos (livros, registros, repetição e Teses), resultando em 150 manuscritos aptos às próximas etapas desta revisão.