Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANE CRISTINA DE MELLO BENHAME

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAYANE CRISTINA DE MELLO BENHAME
DATA: 08/07/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Online
TÍTULO:

Título: Avaliação dos efeitos do óleo essencial de Mentha pulegium na mortalidade e morfologia do ovário e tegumento de carrapatos Rhipicephalus microplus (Acari: Ixodidae).


PALAVRAS-CHAVES:

Controle de carrapatos; óleos essenciais; poejo; histopatologia.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia
RESUMO:

O carrapato Rhipicephalus microplus, popularmente conhecido como carrapato-do-boi, é um ectoparasita importante para a economia agropecuária, causando danos diretos aos hospedeiros devido ao seu hábito de se alimentar de sangue, o que o torna um vetor de diferentes patógenos. Atualmente, o principal método de controle envolve o uso de acaricidas sintéticos, que causam intoxicação e contaminação ambiental. Além de selecionar cepas de carrapatos resistentes, esses desafios têm levado à busca por produtos alternativos, como os produtos derivados de plantas. Os óleos essenciais, obtidos a partir de matéria-prima vegetal, vem se mostrando como uma alternativa promissora aos acaricidas sintéticos. O poejo (Mentha pulegium), muito utilizado para fins medicinais, tem demonstrado também seu potencial como inseticida, bactericida, fungicida e principalmente acaricida. Com isso, o objetivo desse trabalho é avaliar a mortalidade e morfologia do ovário e tegumento de fêmeas ingurgitadas de R. microplus expostas ao óleo essencial de poejo, obtido por meio de hidrodestilação em aparelho do tipo Clevenger. Para isso, os carrapatos foram imersos durante cinco minutos no óleo essencial de poejo diluído em dimetilsulfóxido a 10% em água nas seguintes concentrações: 2,5, 5, 10, 15 e 20 µL/mL (T1-T5). Foram estabelecidos dois controles negativos, em que os animais foram expostos à água destilada (C1) e à solução aquosa de DMSO a 10% (C2), e um grupo controle positivo (C+), em que os animais foram imersos em solução comercial de deltametrina. O experimento foi realizado em triplicata, em grupos contendo cinco animais cada (n = 15 carrapatos/grupo). Ao final do terceiro dia de observação da mortalidade, foram registradas quatro mortes no grupo tratado com a concentração de 2,5 µL/mL e nove mortes no grupo tratado com 5 µL/mL. Nas concentrações de 10 µL/mL e 15 µL/mL, todos os carrapatos estavam mortos. Já na concentração de 20 µL/mL, foram observadas 14 mortes. Nos controles negativos, todos os carrapatos permaneceram vivos, e no controle positivo apenas dois carrapatos morreram. Cinco animais sobreviventes dos grupos C1, C2, T1, T2 e C+ foram selecionados aleatoriamente para a coleta do ovário e tegumento. As lâminas histológicas serão confeccionadas conforme técnicas de rotina e os órgãos serão avaliados por meio de análises morfométrica e semiquantitativa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ISAAC FILIPE MOREIRA KONIG - UFLA (Membro)
Externo ao Programa - RODRIGO AVELAIRA BARBOSA - DME/FCS (Suplente)
Externo ao Programa - SIDNEY DE ALMEIDA FERREIRA - DME/FCS (Membro)
Presidente - RAFAEL NEODINI REMEDIO (Membro)
Notícia cadastrada em: 25/06/2025 10:19
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 04/07/2025 06:29