Ações afirmativas em uma universidade pública brasileira: demografia, desempenho acadêmico e acesso aos serviços institucionais de saúde de cotistas e não cotistas.
cotas; assistência em saúde; rendimento acadêmico, demografia
A Lei de Cotas, de 2012, é um marco nacional para a democratização do ensino superior, buscando a superação de obstáculos advindos da estrutura gerada por um passado de colonização escravista. A legislação estipula percentuais de reserva de vagas em instituições federais de ensino superior para candidatos de grupos sociais minoritários. Há escassez de dados nacionais para acompanhamento da efetividade de tal política. O presente estudo aborda estudantes de uma instituição pública de ensino superior do Estado de Minas Gerais. Serão abordados os ingressantes entre o primeiro semestre de implementação da lei e o último ano com dados disponíveis sobre concluintes na instituição. A pesquisa intenciona o levantamento e organização de dados anonimizados de registro acadêmico destes estudantes para comparação dos dados demográficos, bem como do rendimento e dos resultados de evasão e conclusão dos cursos. Além disso, serão coletados os dados referentes à procura por atendimento nos serviços institucionais de assistência à saúde oferecidos pela instituição. Será feita a comparação de demografia, rendimento e desfecho entre estudantes cotistas e não cotistas, incluindo sua subdivisão por grupos de cota, além de comparações adicionais entre os gêneros. Serão verificadas a existência de correlações ou associações entre a demanda por assistência à saúde e o rendimento e desfecho dos discentes. Será ainda elaborada e analisada a curva de distribuição temporal da procura dos discentes pelos atendimentos em saúde ofertados.