Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO PEDRO LEMOS DE MESQUITA

DISCENTE: ANTONIO PEDRO LEMOS DE MESQUITA
DATA: 30/08/2024
LOCAL: https://meet.google.com/pyn-hzcb-kbx

IN SILICO MODELING OF mGluR7/8 DUAL AGONIST LIGANDS FOR THE TREATMENT OF PATHOLOGICAL CONDITIONS ASSOCIATED WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER

Autismo; receptores de glutamato; agonistas duais; in sílico.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química

Antônio Pedro Lemos de Mesquita

19:59 (há 0 minuto)

para mim

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurodesenvolvimental complexa que afeta aproximadamente 1 em cada 100 crianças globalmente, conforme a OMS em 2023. Caracteriza-se por dificuldades na cognição social, comunicação, comportamentos repetitivos e sensibilidade aumentada a estímulos externos. Comorbidades frequentes incluem convulsões, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, e depressão. Indivíduos autistas frequentemente enfrentam estigma, preconceito e barreiras de acessibilidade. A busca de tratamentos eficazes é crucial para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. As bases moleculares do autismo são multifacetadas e envolvem uma variedade de processos bioquímicos. Estudos destacam os receptores metabotrópicos de glutamato (mGluRs), especialmente os do grupo I (mGluR1/5), como relevantes no desenvolvimento do TEA, mas apesar das pesquisas intensas, ainda não foram encontrados compostos terapêuticos com eficácia comprovada e segurança adequada para tratamento clínico. No grupo III (mGluR4/6/7/8), menos explorado, há indícios de mutações genéticas relacionadas ao TEA, especialmente para a mGluR8. Considerando sua elevada homologia com a mGluR7, ambos os receptores se tornam promissores para a pesquisa de novos compostos. Dessa forma, este trabalho objetiva realizar uma modelagem computacional completa que visa à descoberta de novos receptores agonistas duais que atuem na recaptação de glutamato nas mGluR7/8. Os métodos utilizados foram a triagem virtual baseada em estrutura, para a busca de compostos correspondentes em bancos de dados de milhões de moléculas, seguidos pelo ancoramento e dinâmica molecular em ambos os receptores, cujos resultados passaram por uma robusta análise toxicológica. Os resultados contemplam a preparação dos receptores, (mGluR8; PDB-ID 6BT5) incluindo reconstrução dos resíduos de aminoácidos e protonação adequada aos cálculos de predição de pKA em pH fisiológico. A estrutura da mGluR7 foi modelada por homologia, com uma sequência 100% similar ao template (PDB-ID 3MQ4) e um índice global de validação do modelo de 0,71. A validação estatística dada pela construção de uma curva ROC com cinco ligantes ativos foi eficiente, tendo valores de AUC de, respectivamente, 0,9200 e 0,7936 para as mGluR8 e mGluR7. Estudos de redocking também foram empregados para a validação e mostraram sobreposição com RMSD = 0,477 Å (mGluR8) e 0,871 Å (mGluR7). Da triagem baseada em estrutura, dos milhões de compostos analisados, mais de 500 estruturas com grupos farmacofóricos de boa interação com os receptores passaram pelo ancoramento molecular e análises toxicológicas para obtenção da dose letal média, além de parâmetros de absorção, metabolismo e excreção. Dez compostos foram, então, selecionados, sendo os três melhores encaminhados para estudos de dinâmica molecular.

Externo à Instituição - THAÍS APARECIDA SALES - UFLA (Membro)
Presidente - TEODORICO DE CASTRO RAMALHO (Membro)
Externo à Instituição - MATEUS AQUINO GONÇALVES - UEMG (Suplente)
Externo ao Programa - ISAAC FILIPE MOREIRA KONIG - DMV/FZMV (Membro)