UTILIZAÇÃO DA CADERNETA DA CRIANÇA DURANTE A PRIMEIRA INFÂNCIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Saúde Pública; Saúde da Criança; Atenção Integral à Saúde da Criança;
Atenção Primária à Saúde.
Introdução: A Caderneta da Criança (CC) é um valioso instrumento para o acompanhamento
do desenvolvimento infantil principalmente na primeira infância (PI). A falta dessa
ferramenta ou a falha no seu preenchimento prejudica o acompanhamento da criança, o
empoderamento da família, bem como a comunicação entre os membros da equipe
multiprofissional. Apesar de ser direito de toda criança no Brasil, receber gratuitamente esse
documento, desde 2018 a CC está em falta em diversos municípios do país. Não existem
estudos que revelem como a falta desse documento foi percebida pelos cuidadores e
profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). Objetivo: Analisar a utilização da CC
pelos profissionais da APS em crianças de 0 a 3 anos no município de Lavras, Minas Gerais.
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa transversal com abordagem mista parte do projeto
“Caderneta Saúde da Criança: implicações sobre a segurança alimentar e nutricional na
primeira infância”. Na primeira etapa da pesquisa (quantitativa), os dados foram coletados por
meio de entrevistas, na Atenção Primária à Saúde do município, totalizando 324 participantes.
O banco de dados foi duplamente digitado e validado nos softwares Epi-info e Microsoft
Excel. As análises descritivas foram feitas no Jamovi versão 2.3. Para análise estatística foi
utilizado o teste exato de Fisher, neste mesmo software. Na segunda etapa (qualitativa), ainda
em andamento, serão realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas, com um grupo de
profissionais que atuam no cuidado de crianças de 0 a 3 anos. Resultados iniciais: A grande
maioria dos responsáveis entrevistados (94,8%) pertence ao sexo feminino, e a maior parte se
refere à mãe da criança (88,6%). Quanto a escolaridade, menos da metade (46%) têm 12 anos
ou mais de estudo. Além disso, 86,4% dos entrevistados conhecem a CC, mas desses, apenas
68,4% conheciam o conteúdo do documento. Na categorização dos profissionais quanto ao
preenchimento da CC, o pediatra foi a única categoria com maioria de respostas afirmativas
(88,5%). No Teste Exato de Fisher, apresentaram associação significativa entre as variáveis
conhecimento da CC e parentesco; Conhecimento do conteúdo da CC e estado civil, etnia e
escolaridade. Conclusão: Os resultados dessa pesquisa poderão servir de evidência para
mobilizar políticas públicas com foco no incentivo à compreensão e utilização adequadas da
Caderneta, difundindo seus conteúdos de forma compreensível nas diferentes oportunidades
de contato do sistema público tanto com os cuidadores de crianças quanto com os
profissionais da rede de cuidado da primeira infância.