Banca de DEFESA: GESSIMARA MARTINS DE PAIVA RIBEIRO

DISCENTE: GESSIMARA MARTINS DE PAIVA RIBEIRO
DATA: 30/07/2024
LOCAL: Plataforma Virtual - Videoconferência

AUTOEFICÁCIA NA ADOÇÃO DE PRÁTICAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS ENTRE UNIVERSITÁRIOS: ASSOCIAÇÃO COM SINTOMAS DE ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE

Autoeficácia; transtornos mentais; alimentação; universitários

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição

A autoeficácia que corresponde ao quanto as pessoas confiam na sua capacidade de planejar e mudar hábitos pouco saudáveis, e também de manter os novos comportamentos ao se depararem com situações desafiadoras, parece desempenhar um papel importante na adoção de práticas alimentares saudáveis, e também ser o fator central para encorajar as pessoas a terem comportamentos adequados. Os transtornos mentais, comuns entre os estudantes universitários, são estimuladores significativos de práticas alimentares inadequadas. Assim, o estudo sobre a autoeficácia para adoção de práticas alimentares saudáveis pode ser considerado um preditor em potencial na relação entre transtornos mentais e práticas alimentares. No presente trabalho buscou-se analisar a associação entre a autoeficácia na adoção de práticas alimentares saudáveis e a ocorrência de sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre universitários de Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais.Trata-se de um estudo transversal, proveniente de um inquérito multicêntrico, denominado “Sintomas de transtorno de ansiedade e depressão entre estudantes universitários de Minas Gerais: estudo multicêntrico (Projeto sobre Ansiedade e Depressão em Universitários, PADu-multicêntrico)”. A coleta de dados foi realizada entre outubro de 2021 e fevereiro de 2022, por meio de um questionário virtual na plataforma Google Forms®. As variáveis investigadas foram características demográficas, econômicas e acadêmicas (sexo; idade; renda; estado civil; cor da pele; área do curso de graduação), autoeficácia alimentar e transtornos mentais.  A versão reduzida da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse foi utilizada para analisar os sintomas de transtornos mentais, enquanto que a autoeficácia foi analisada por uma Escala de Autoeficácia para Adoção de Práticas Alimentares Saudáveis. Foram convidados a participar do estudo todos os estudantes dos cursos de graduação matriculados em oito Instituições Federais de Ensino Superior de Minas Gerais. Nesta pesquisa, foi identificada uma associação inversa entre autoeficácia alimentar e saúde mental. Conforme os sintomas de transtornos mentais tornaram-se mais leves, as chances de possuir melhores pontuações de autoeficácia alimentar aumentaram, ou seja, os transtornos mentais impactam na segurança e na confiança dos universitários na adoção de práticas alimentares saudáveis. Os resultados chamam atenção para a necessidade de políticas públicas que garantam e assegurem a saúde e bem-estar desse público.

Presidente - CAROLINA MARTINS DOS SANTOS CHAGAS (Membro)
Interno - LIVIA GARCIA FERREIRA (Suplente)
Externo à Instituição - LUCINÉIA DE PINHO - UNIMONTES (Membro)
Externo à Instituição - MARIA NATACHA TORAL BERTOLIN - UnB (Suplente)