POSSÍVEL INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA DE ALIMENTOS NAS ESCOLHAS ALIMENTARES DE CRIANÇAS DE BAIXA RENDA
Crianças. Publicidade de alimentos. Alimentos ultraprocessados.
O consumo de alimentos ultraprocessados pode desencadear quadros patológicos considerados importantes problemas de atenção na Saúde Pública tanto em nível nacional quanto mundial. O público infantil é alvo preferencial de grandes indústrias alimentícias que fomentam incisivamente o consumo desses alimentos. A comunicação mercadológica utiliza, entre outros artifícios, estratégias persuasivas para divulgação desses produtos as quais a criança até 12 anos de idade, para alguns estudiosos, não consegue discernir. No intuito de promover a proteção das crianças e adolescentes dessa faixa etária, esse trabalho objetivou analisar a possível influência que a propaganda de alimentos pode exercer nas escolhas alimentares de crianças de baixa renda. Trata-se de um estudo com delineamento transversal, com abordagem qualitativa, com utilização das técnicas de entrevista em profundidade, técnica projetiva e painel de especialistas. A coleta de dados foi realizada no período de julho de 2018 a abril de 2019. A amostra foi composta por 26 crianças com idade entre 07 e 12 anos de idade, as quais integravam o Programa Bolsa Família do município de Lavras-MG. As informações obtidas através das entrevistas, após serem transcritas, foram organizadas em categorias de análise tomando como base a análise de conteúdo. Os resultados apontaram para a influência parental, em especial a figura materna, nas escolhas alimentares, não exonerando a responsabilidade de outras partes envolvidas, ambiente escolar, entidades de proteção à criança e ao adolescente, indústrias e poder público.