PÃES DE FERMENTAÇÃO NATURAL: PERCEPÇÕES E ATITUDES DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS
levian; fermentação natural; estudo do consumidor; panificação; comportamento do consumidor.
O processo de fermentação natural é uma tendência na área da panificação que vem de encontro aos anseios do consumidor com relação a produtos mais naturais e saudáveis. No entanto, por se tratar de um novo conceito para o mercado, o entendimento das variáveis que influenciam o comportamento e as percepções dos consumidores ainda são pouco estudadas. Diante disso, este projeto objetiva estudar o conhecimento e as percepções dos consumidores brasileiros sobre os pães de fermentação natural, bem como avaliar seu potencial de mercado. Para isso, será conduzida uma pesquisa online que avaliará o conhecimento dos consumidores sobre o produto e processo de produção; hábitos de consumo e de compra; e apelo de mercado dos mesmos, de forma a contribuir para o estabelecimento estratégias para o desenvolvimento e comercialização de produtos desenvolvidos através da fermentação natural, além de auxiliar na conscientização dos consumidores sobre o produto. O questionário online será aplicado através da divulgação em redes sociais e por e-mail. Os resultados deste estudo contribuirão para agregação de valor da cadeia produtiva de produtos panificáveis produzidos pelo processo de fermentação natural, bem como para a diversificação de produtos mais saudáveis que vão de encontro aos anseios dos consumidores.