DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA BASEADA NO MÉTODO INTUITIVO DE PESTALOZZI PARA O ENSINO DE ESCOLARES SOBRE SISTEMAS ALIMENTARES SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS
Educação Alimentar e Nutricional. Sistema Alimentar Sustentável. Educação em Saúde Ambiental. Criança.
As etapas do sistema alimentar e sua relação com a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais uma preocupação mundial. Da mesma forma, o Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas destaca a importância da prática educativa ativa, que contemple o sistema alimentar na sua integralidade e sua relação com a sustentabilidade ambiental, social e econômica. Além disso, ele trata sobre a necessidade do desenvolvimento de recursos pedagógicos, assim como do detalhamento de plano de trabalho para a realização das ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). Entretanto, a maioria dos trabalhos publicados na área de EAN, se restringem à dimensão biológica da alimentação, utilizam metodologias pouco ativas e as descrevem de forma rasa e não reprodutível. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver e descrever detalhadamente uma metodologia reprodutível por profissionais da educação e/ou saúde para o ensino sobre sistemas alimentares sustentáveis à escolares. Foram utilizados como embasamento teórico para as intervenções o Guia Alimentar Para a População Brasileira e publicações recentes sobre sistemas alimentares e como embasamento pedagógico, o método intuitivo de Pestalozzi e os princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para Políticas Públicas. Além disso, para verificar a aplicabilidade da metodologia desenvolvida, as ações foram colocadas em prática e seus desdobramentos foram avaliados por meio da técnica de grupo focal e analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin acerca do conhecimento das crianças sobre a temática ensinada, antes e após as intervenções, além da avaliação da percepção dos educandos sobre o método de ensino utilizado. Diante dos resultados, foi possível inferir que as crianças ampliaram seu repertório sobre a temática, se tornaram mais críticas e conscientes sobre o impacto de suas escolhas alimentares no meio ambiente e na saúde.