MÉTODO INTUITIVO COMO BASE PEDAGÓGICA EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM ESCOLARES SOBRE SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS
Sustentabilidade.
Métodos Pedagógicos.
Crianças.
Práticas Alimentares Saudáveis.
Agroecologia
O atual cenário alimentar global representa um desafio complexo, marcado pelo aumento da fome, da má-nutrição e pela crescente incidência de condições crônicas não transmissíveis (CCNTs), além do acelerado esgotamento dos recursos naturais. Esses problemas são, em grande parte, consequência de um sistema alimentar insustentável, consolidado desde a Revolução Industrial, e impulsionado pela crescente demanda por alimentos e pela oferta de produtos de fácil preparo. Embora este sistema tenha aumentado a disponibilidade de alimentos, comprometeu a sustentabilidade ambiental e a saúde pública, exigindo uma reestruturação profunda que garanta o equilíbrio nutricional da população e a preservação do planeta. Neste contexto, as estratégias de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) direcionadas ao público infantil são essenciais para reverter esse cenário. Embora os fatores socioeconômicos e políticos sejam determinantes na formação de hábitos saudáveis e sustentáveis, o conhecimento é a base para o desenvolvimento de indivíduos críticos, autônomos e conscientes em relação às suas práticas alimentares e ao estilo de vida. Além disso, os hábitos formados na infância tendem a perdurar até a vida adulta. Entretanto, as ações de EAN frequentemente adotam metodologias prescritivas e orientativas, limitando-se à transmissão de ensinamentos sobre alimentação saudável. Isso contraria os princípios do Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional para as Políticas Públicas, que enfatiza a importância de abordagens educativas ativas, integrando os saberes e as práticas populares para promover a união entre teoria e prática. Um exemplo notável é o Método Intuitivo de Pestalozzi, que propõe que o aprendizado seja centrado na realidade do aluno, unindo teoria e prática e partindo do conhecimento natural, com o objetivo de desenvolver integralmente a criança. Diante disso, este estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do Método Intuitivo como base pedagógica para ações de EAN voltadas à promoção de sistemas alimentares sustentáveis, da autoeficácia e de escolhas alimentares mais saudáveis entre crianças do ensino fundamental I do município de Lavras-MG. Para isso, utilizaram-se hortas escolares como ferramenta pedagógica, promovendo atividades práticas que aproximaram as crianças da natureza e dos alimentos, estimulando o desenvolvimento físico, moral e intelectual, conforme propõe o método. O estudo de intervenção longitudinal foi realizado em cinco escolas municipais, com 208 crianças entre 8 e 9 anos, divididas aleatoriamente em grupo controle e grupo intervenção. Foram realizadas oito ações educativas abordando todas as etapas do sistema alimentar. Os resultados demonstraram associação estatisticamente significativa entre a participação nas ações e o aumento do conhecimento em sustentabilidade alimentar e ambiental, com destaque para temas como alimentos in natura, uso de agrotóxicos e impactos ambientais do consumo alimentar (p < 0,05). Houve também redução expressiva das respostas “não sei” no grupo intervenção. Em relação às práticas alimentares, observou-se diferença significativa na afirmativa “Você come arroz com feijão ou lentilha?” (p = 0,032), além de tendência positiva no preparo de alimentos e leitura de receitas. No questionário de preferências, motivação e autoeficácia, seis afirmativas apresentaram melhora significativa no grupo intervenção (p < 0,05), indicando maior envolvimento com o preparo de alimentos e percepção de competência. Os achados reforçam o potencial do método intuitivo como base metodológica para ações de EAN, promovendo uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento de comportamentos alimentares mais saudáveis e sustentáveis entre os escolares.